segunda-feira, 31 de março de 2008

A poncha


1 limão; 3 colheres de sopa de acúcar, mel de abelhas, 1 dl aguardente de cana, 1/2 dl água

Num copo ou jarro alto corta-se cascas de limão e limão aos quartos, deita-se o açúcar, bate-se bem com o pau da poncha, conhecido por mexilhote ou carralhinho, também em vez do limão pode ser laranja ou maracujá; depois de bem batido, mas não demasiado para a casca de limão não amargar, deita-se sumo de limão, meio decilitro de água e 1 decilitro de aguardente, também pode ser feito com whisky, absinto ou vodka, mexe-se novamente e por fim molha-se o pau da poncha no mel e mexe-se. Coa-se e serve-se natural ou com gelo. Esta receita dá para 4 ponchas. A poncha à pescador é só limão, açúcar, aguardente pouco mel. A poncha é uma bebida típica da Madeira, trazida pelos Ingleses, e era feita na Índia com aguardente de arroz; actualmente faz-se de muitas maneiras e sabores.
Uma outra bebida é a Nikita, que é feita com vinho branco, gelado de baunilha, rodela de ananás, açúcar e cerveja branca; na centrifugadora deita-se o vinho branco, gelado de baunilha e açúcar, bate-se bem e em seguida mistura-se a cerveja. Deita-se um pedaço de ananás no copo e bebe-se com uma palhinha; também existe a variante para os mais novos ou para quem não bebe bebidas alcoólicas, que é feito com brisa maracujá (bebida feita na empresa de cervejas da Madeira).

1 comentário:

Rita Pires disse...

Quase toda a minha família é madeirense e, por isso, conheço bem estas bebidas. Aconselho a provarem pois são saborosas e aquecem num instante!