terça-feira, 18 de março de 2008

Como vencer o cancro?


O cancro do cólon-rectal é o segundo mais frequente na Europa Ocidental. A hereditariedade mas também hábitos alimentares inadequados estão na base do aparecimento da doença.

Pessoas com idades acima dos 50 anos, obesas, que levam uma vida sedentária, com historial clínico de colite ou doença de Crohn ou casos de cancro na família poderão ser mais predispostas a este tipo de doença. Uma alimentação desequilibrada, rica em gorduras e pobre em fibras, frutas, legumes e cereais poderá acelerar este processo.

Em Portugal, estima-se, que todos os anos, apareçam 4 mil novos casos de cancro do cólon-rectal. É importante sublinhar que cerca de 10 portugueses morrem, todos os dias, devido a esta patologia.

Como tal, a detecção precoce da doença é primordial para uma possível cura. De entre os vários exames que existem e que possibilitam detectar a doença, destacam-se a sigmoidoscopia, a colonoscopia e o clister opaco com duplo contraste.

Algumas sugestões para prevenir-se contra a doença:

- Iniciar todas as refeições com uma boa sopa de legumes, rica em fibras;

- Procurar comer cereais integrais, ao pequeno-almoço;

- Evitar, em quantidades excessivas, as carnes vermelhas e as gorduras de origem animal;

- Ingerir muita fruta, preferencialmente com casca, tendo o cuidado de a lavar bem. Privilegiar, também, as saladas como acompanhamento;

- Praticar exercício físico e reduzir o consumo de sal.


Fonte: "Mulher Moderna", 13 de Março de 2008

Sem comentários: