sábado, 22 de março de 2008

O Goji


Desde há muitos anos, que se verifica nos E.U.A. e Canadá uma procura incessante de um pequeno fruto oriundo dos Himalaias e para o qual contribuiu, de certeza, o facto de pessoas famosas como Oprah Winfrey, Madonna, Steven Seagal e outros o consumirem habitualmente, como parte integrante dos seus programas anti-envelhecimento, e o recomendarem. Essa febre já atingiu a Europa, onde a procura destas bagas é já frenética, devido às características deste fruto mas também devido à sua própria escassez. Mas afinal qual é o mistério que há mais de 3000 anos incorpora estes atractivos frutos de coração vermelho?

O que é o Goji?

O Goji dá pelo nome científico de Lycium barbarum L., pertence à família das solanáceas e é oriundo dos Himalaias, onde é colhido de Julho a Setembro. Parece um pequeno tomate-morango, de cor vermelho-vivo e, de acordo com a tradição no Tibete, é um fruto muito sensível e delicado, razão pela qual não deve ser tocado pela mão humana, pois, quando isto sucede, a sua cor vermelho-vivo é transformada numa outra cor mais escura, quase negra, e perde qualidades. A sua colheita é feita sacudindo os ramos do Goji e recolhendo o fruto em malhas de bambú, sendo de seguida transportadas, lavadas e postas a secar à sombra e, mais tarde, envasadas, isso sim, sem nunca serem tocadas pela mão humana. O seu sabor é único.

Por que é que as bagas de Goji têm despertado um interesse tão grande nos consumidores ocidentais e na comunidade científica?

Além da sua milenar reputação na Ásia, e em especial no Tibete, na China e na Índia, este fruto despertou, também o interesse da ciência ocidental pela sua riqueza nutritiva e poder antioxidante relativamente a outros alimentos conhecidos. De acordo com alguns estudos já realizados, as bagas de Goji são talvez a fruta de maior riqueza nutritiva conhecida. É importante salientar que essa riqueza nutritiva se encontra no fruto e não nos sumos comercializados. Essa riqueza nutritiva traduz-se em:

PROTEÍNAS - contém 18 tipos de aminoácidos, incluindo todos os 8 aminoácidos essenciais, tais como a isoleucina e o triptofano.

MINERAIS - as bagas de Goji incluem também mais de 21 oligoelementos, entre eles, o zinco, o ferro, o cobre, o cálcio, o germânio (mineral anti-cancerígeno), o selénio e o fósforo.

ANTIOXIDANTES e VITAMINAS - as bagas de Goji estão entre as mais elevadas fontes de carotenóides de todos os alimentos ou plantas comuns conhecidos na Terra. Têm o espectro completo de carotenóides antioxidantes, incluindo o betacaroteno (melhor fonte que a cenoura), a zeaxantina e a luteína (os grandes protectores da vista). As bagas deste fruto contêm 500 vezes a quantidade de vitamina C existente nas laranjas, tornando este fruto uma das fontes de vitamina C mais rica da Terra. As bagas de Goji são, ainda, ricas em vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E. Os Gojis maduros contêm betasisterol (um agente anti-inflamatório, baixa o colesterol, trata a impotência sexual e também ajuda no tratamento da hipertensão), sesquiterpenóides como a ciperona (regula a tensão arterial, alivia o desconforto menstrual e é utilizada no tratamento do cancro do colo do útero) e a solavetivona (que contém propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas), os tetraterpenóides e a betaína (importantes para melhorar o funcionamento do fígado, promovendo a digestão, e reputadas substâncias para promover a memória e proteger o ADN) e a fisalina (substância activa contra todos os tipos de leucemia). As bagas de Goji têm, também, uma excelente riqueza em fibra através da presença de polissacarídeos de elevada densidade que fortalecem o sistema imunitário. Os polissacarídeos são cadeias longas de moléculas de açúcar que alimentam os macrófagos (grandes glóbulos brancos) na parede dos intestinos. Um polissacarídeo encontrado nas bagas de Goji, demonstrou-se ser um poderoso estimulante da secreção da rejuvenescedora hormona de crescimento.

ÓMEGAS 3 e 6 - as bagas de Gogi são muito ricas em ácidos gordos essenciais, habitualmente designados ómegas saudáveis, e que são requeridos pelo organismo para a produção de hormonas e promovem o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso.

Quais são os benefícios das bagas de Goji?

Este alimento tibetano apresenta propriedades únicas, entre as quais:
- Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade;
- Promove energia e bem-estar;
- Fortalece o sistema imunitário;
- Defende o organismo de vários tipos de cancro;
- Combate a inflamação e a artrite;
- Baixa o colesterol;
- Equilibra os níveis de pressão sanguínea;
- Reduz os níveis de glicose no sangue;
- Melhora as cataratas, a visão turva e a audição;
- Fortalece e suporta a função saudável do fígado e dos rins;
- Fortalece os ossos e os tendões;
- Mantém um sistema nervoso saudável;
- Protege a pele dos danos provocados pelo Sol;
- Combate a formação da celulite.

Fonte: "Saúde Actual" de Março/ Abril de 2008

Sem comentários: