quarta-feira, 12 de março de 2008

Comer chocolate pode levar a perda de peso!!


Desde que o homem começou a contar calorias, o chocolate tem fama de nos fazer ganhar quilinhos extras. Logicamente: tem cerca de 500 calorias em 100 gramas, pesando (bastante!) no cardápio de qualquer uma de nós. Logo, quem iria imaginar que a guloseima mais amada pelas mulheres tem algum efeito emagrecedor? Isso mesmo: os cientistas descobriram que, dependendo da concentração de cacau, ele pode ajudar na perda de peso.

Surpresa? Nós também ficamos! Mas é facto: o tipo amargo – chocolate com maior concentração de cacau – aumenta a sensação de saciedade. A comprovação, publicada na conceituada revista científica International Journal of Obesity, veio de uma pesquisa coordenada pelo médico dinamarquês Arne Vernon Astrup, chefe do Departamento de Nutrição Humana da Universidade Real de Copenhague, na Dinamarca. Dois grupos participaram do estudo e o que comeu chocolate amargo pela manhã, ainda em jejum, ficou mais saciado. Resultados: consumiu 15% menos calorias ao longo do dia em comparação ao grupo que optou pelo chocolate ao leite.

Qual é o mecanismo de acção no organismo? Astrup e seus colegas ainda não conseguiram chegar a uma conclusão. “A regulação do apetite é um sistema muito complexo”, afirma, com exclusividade para BOA FORMA, Lone Brinkmann Sorensen, da equipa de Astrup. “Mas o estudo apontou que os pacientes que comeram chocolate amargo sentiram menos vontade de comer doce”, completa.

Antes de achar que 15% não é grande coisa, vamos fazer algumas contas. Uma mulher de altura e peso medianos (1,65 metro e 58 quilos) consome cerca de 2 mil calorias diárias para manter a saúde funcionando a pleno vapor e as curvas no lugar. Assim, se reduzir o consumo em 15%, economizará 300 calorias por dia. Isso significa um almoço leve (saladinha verde, uma porção pequena de macarrão com molho de tomate e um bife rolê pequeno). E, se você fizer uma caminhada em ritmo de passeio, gastará 360 calorias em uma hora. Quer dizer: essa economia não é nada desprezível.

A nutricionista Edina Sakamoto, de Campinas, inclui na dieta de emagrecimento de suas pacientes uma pequena porção de chocolate amargo. O motivo? “Algumas substâncias do cacau, como a 2-feniletilamina e a N-aciletanolamina, actuam no cérebro fechando o receptores que pedem doce”, explica Edina. Quando o desejo de açúcar diminui, fica bem mais fácil de se controlar a balança. Só para ficar claro: é preciso optar pelo tipo amargo. E lógico, numa porção diária moderada – 30 gramas, o equivalente a uma barra pequena ou dois bombons também pequenos.

Fonte: Revista "Boa Forma"

2 comentários:

Anónimo disse...

olá meninas, gostei muito do vosso blog (rolodamassa)e fiquei muito surpreendida, pela positiva, com o que li.
continuem a publicar os vossos artigos que eu irei espreitar e sempre que possível comentar.
obrigada por se preocuparem em fazer um blog com consistência cultural que é o que está a fazer muita falta no mundo virtual,
desta vossa admiradora Ana

Anónimo disse...

Olá!
Eu adoro comer chocolate, mas o melhor e o que mais faz ganhar calorias é o que mais desfruto!
Uma noite comprei doce e levei a meu apartamentos em Buenos Aires quando estava de ferias.