quarta-feira, 26 de março de 2008

Cuidados alimentares durante a menstruação


Durante o período pré-menstrual, vários sintomas como cefaleias cãibras, obstipação intestinal, edema e irritação são comuns, porém podem ser amenizados com uma dieta contendo alimentos que ajudam a evitar estes agravantes.

Segundo os especialistas, a ingestão aumentada de cálcio, como um copo de leite magro extra ou uma chávena de couve, pode prevenir as alterações no humor antes e após o período menstrual.

Para ajudar a prevenir a elevada intensidade de fluxo menstrual deve-se ingerir alimentos ricos em sódio, como frutas e vegetais, principalmente, beterraba, grãos integrais, nozes e sementes.

A fim de combater os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual) deve-se ingerir uma pequena porção, de três em três horas, de hidratos de carbono ricos em amido como pão, batata, massas, aveia e arroz.

De modo a diminuir a perda sanguínea, deve-se evitar o consumo de carne rica em ferro nos dias que antecedem a menstruação e aumentar o consumo de alface rica em vitamina K (anti-hemorrágica).

Evitar bebidas que contenham cafeína, como o chá, café ou refrigerantes, pois estas afectam negativamente a TPM. Beber sempre muita água.

Fonte: Revista "Caras"

6 comentários:

amor disse...

sou 1ma aluna do 5º ano e tenho 10 anos quando fui fazer 1 entrevista sobre mestruação ela disse minina vai la pegar o meu espelho ; querendo sair do assunto!!!

Anónimo disse...

Oi, sou brasileira e -Nossa!- gostei mt do site de v6 :D
É superesclarecedor é justamente pelo fato d estar no período menstrual q fui à procura d um q me ajudasse no consumo de alimentos q evitem as famosas "chateações" d td mês (cólicas, dor de cabeça, fadigas, irritações, etc...). Obrigada, me ajudou mesmo! Parabéns, meninas ;)

Anónimo disse...

acabei de mesntruar pela primeira vez, já comi um copo de açúcar!!!!
pelaordedeussssssssssss!!!!!!!

GISELE disse...

MENSTRUEI ONTEM E TOMEI CAFÉ ONTEM E HOJE E POR ISSO ACHO QUE MINHA CÓLICA AUMENTOU NÃO MUITO MAIS SINTO UM POUCO DE CÓLICA O QUE DEVO FAZER EU QUERIA QUE PASSA SE UMA LISTA DE COISAS QUE PREJUDICA A MESTRUAÇÃO ME AJUDE

Anónimo disse...

Oi meu nome é Beatriz tenho 12 anos,pois tenho varias crises de TPM gostei muita das suas explicações sobre a TPM pois agora eu comecei a entrar na linha estou comendo de 3 em 3 horas e estou comendo mais alimentos ricos em AMIDO muito obrigada!!!!!

A Menstruada disse...

Pow Meu Meu Nome E ******** Tenho 12 Anos Sempre Quis Menstruar Mais Quando A miha Chegou No Caso Ontem Dia 15/01/2014 Eu Fiquei Logo Estresada !! Eu tenho Nojo De Ver Um Monte De Sangue Eee !! Se Podeçe Volta No Passado Pediria Para Nunca Menstruar !! KKKKKKK Gente SQN Foi A Melhor coisa que Aconteceu Na Minha Vida Todinha A Eu amo Ta Menstruada