domingo, 30 de março de 2008

O azeite


O poder do azeite

O azeite ajuda a eliminar a barriga! Contraditório? Sim, se avaliar esse alimento só pelo lado das calorias – 9 em cada grama. É bastante, como em todas as outras gorduras. Mas estudos científicos recentes garantem que o óleo extraído da azeitona tem uma quantidade incrível de gordura boa, além de antioxidantes poderosos. Começa aqui a relação entre o azeite de oliva e a sua cintura – mais fina, é claro!

Há alguns meses, a revista científica americana Diabetes Care trouxe a boa notícia: dietas ricas em gorduras monoinsaturadas (como as presentes no azeite de oliva), comparadas com dietas ricas em carboidratos ou em gordura saturada, modificam a distribuição de gordura corporal, favorecendo a menor acumulação na região abdominal. Como isso acontece: o azeite tem o poder de reduzir a velocidade de digestão dos alimentos e, conseqüentemente, baixa o índice glicêmico da refeição. Mesmo que você devore um prato de macarrão, o pico de açúcar passa a ser menor. Ou seja, diminui a concentração de glicose no sangue e a produção de insulina – aquela hormona que, em excesso, contribui para os deposições de gordura bem ali, na zona abdominal. Quando consumido com freqüência, o azeite oferece mais benefícios: mantém em equilíbrio outras hormonas, como a adponectina, capazes de retrair a barriga.

“Produzido pelas células de gordura em níveis adequados (nem abaixo nem acima do necessário), a adponectina reduz o risco de resistência à insulina – distúrbio que aumenta a tendência de o organismo acumular gordura visceral e abdominal. Ou de desenvolver problemas mais graves, como diabetes”, explica o endocrinologista Filippo Pedrinola. “O azeite, como toda gordura, estimula as hormonas da saciedade”, complementa o consultor em nutrição Alfredo Galebe. Quer dizer que, numa refeição que contenha azeite sacia muito mais rapidamente.

Quanto devemos consumir?

Um estudo, desta vez publicado no British Journal of Nutrition, apontou a quantidade ideal para obter os benefícios do azeite: duas colheres de sopa (ou duas e meia colheres de sobremesa ou cinco colheres de chá) por dia. “É importante combiná-lo a uma dieta equilibrada”, avisa a nutricionista Patrícia Bertolucci. E, se o objetivo é perder peso, as calorias (cerca de 70 em uma colher de sopa) devem ser computadas. Só tem a ganhar com essas mudanças: o azeite dá mais sabor, aroma e textura aos alimentos.

1 comentário:

Anónimo disse...

se eu consumir duas colheres de azeite antes de dormir,vai me trazer algum beneficio?quantas colheres de azeite eu posso cosumir por mes.