domingo, 30 de março de 2008

A alimentação e o frio

Como manter a forma no Inverno:

Comer pouco fica mais difícil quando a temperatura desce. Comida é como uma espécie de cobertor. No inverno, a tendência a comer é maior. Resultado: pinta aquela atracção por pratos mais pesados, com mais gordura, cremes e molhos, que enganam melhor a fome. “Para se defender do frio, o corpo precisa de um pouco mais de calorias (150 no máximo). Por isso o apetite aumenta”, acredita Tamara Mazaracki. Já para o endocrinologista Tércio Rocha, essa história de liberar o consumo de calorias quando o tempo arrefece só engorda. “Comer mais para equilibrar a temperatura interna do corpo é coisa para esquimó, que vive em temperaturas abaixo de zero”, rebate o médico. No entanto, ele concorda: alimentos quentes trazem uma sensação de conforto importante e de facto ajudam a sobreviver ao inverno com a barriga saciada! “É a temperatura da comida, mais do que as calorias, que mantém o corpo aquecido”, completa o médico.

Seja lá como for, nossa dieta respeita a opinião dos dois especialistas, ao juntar pratos quentes e um pouco de pecados. Assim, ninguém vai ficar só na vontade diante da oferta dos restaurantes que investem forte em tentações proibidas numa dieta convencional.

Então que seja light. Maria Cecília sugere completar o menu com chás, sopas leves e frutas assadas – tudo quentinho para deixar o estômago feliz e acalmar a fome. Mais uma dica, especial para friorentas. Experimente se agasalhar adequadamente, principalmente o pescoço. “Na altura da nuca, fica o ponto considerado a porta de entrada do frio. Protegê-lo com golas ou cachecol impede que ofrio penetre no corpo”, conta Rosa Noronha, terapeuta especializada em medicina tradicional chinesa. E, aquecida, não vai procurar o calor na comida.

Como acalmar a fome no inverno:

Quanto mais quentinha a dieta, menor o frio e o apetite. Por isso:

Leite desnatado morno é uma opção de baixo índice calorico que conforta o estômago.

Assar as frutas
Pêra, maçã, banana assadas no microondas, polvilhadas com canela ou servidas com iogurte desnatado valem por uma sobremesa de inverno.

Abuse das bebidas quentes
No pequeno almoço e no intervalo das refeições, beba chá de ervas (camomila, cidreira, erva-doce, chá verde) à vontade. E para deixá-los energeticamente mais quentes, acrescente gengibre e canela em pau– o sabor picante desses temperos corta o frio e a gula.

Sem comentários: